Cursos e Minicursos

Última atualização em 28/11/2016.
Cursos
Teoria das Probabilidades
Carga horária: 60 h. Datas: 2/1 a 9/2/2017. Segundas-feiras às quartas-feiras, das 10h às 12h. Quintas-feiras, das 10h às 12h e das 14h às 16h.
ATENÇÃO: Em 2/1 a aula será das 14h às 16h.
Sala: 4-005.
Professor: Pablo Martín Rodríguez, ICMC/USP, Brasil
Descrição: O propósito deste curso é apresentar as noções básicas de Probabilidade que são fundamentais para as disciplinas do Mestrado em Estatística. Curso também destinado a selecionar os candidatos inscritos para o curso de mestrado.
Sítio da disciplina: EST101 - Teoria das Probabilidades.
Fundamentos de Matemática em Estatística
Carga horária: 30 h. Datas: 3/1 a 3/2/2017. Terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, das 10h às 12h. Sexta-feira, apenas em 3/2, das 10h às 12h (nas demais sextas-feiras não haverá aula).
Sala: 3-011.
Professor: José Galvão Leite, UFSCar, Brasil
Descrição: O curso engloba um conjunto de temas geralmente não abordados nos cursos de Bacharelado em Estatística e tem como objetivo apresentar o formalismo matemático necessário às disciplinas de cursos de doutorado.
Minicursos
Tópicos em Modelos de Resposta ao Item
Carga horária: 10h. Datas: 30/1 a 3/2. Na quinta-feira, das 16h às 18h e nos demais dias, das 14h às 16h.
Sala: 3-012.
Professor: Jorge Luis Bazán, ICMC/USP, Brasil
Descrição. Modelos de Resposta ao Item (MRI) fazem parte da área de Modelos da Variáveis Latentes em Estatística, os quais se orientam a determinação de medidas para o entendimento de dados avaliativos, os quais oferecem muitas vantagens comparados às aproximações tradicionais. Em general os MRI, incluindo os chamados modelos de Teoria de Resposta ao Item (TRI) e Modelos de Diagnóstico Cognitivo (MDC), descrevem como a probabilidade de responder a um item depende de traços latentes (discretos e contínuos) dos indivíduos avaliados e das características dos itens que devem ser estimados. São apresentados os fundamentos dos diferentes modelos, os métodos de estimação, as extensões mais recentes na literatura, o uso de ferramentas computacionais, principalmente usando o pacote R, assim como diferentes exemplos ilustrando a utilidade destes modelos, considerando dados na área educacional, psicológica, marketing e ciências sociais.
Sistemas de Cadeias Interagentes com Memória de Alcance Variável
Carga horária: 6h. Datas: 8/2 a 10/2/2017. Quarta-feria, das 16h às 18h. Quinta-feira e sexta-feira, das 10h às 12h.
Sala: 3-011.
Professores: Aline Duarte e Guilherme Ost, Université de Cergy-Pontoise, França.
Descrição: Evidências empíricas sugerem que o cérebro em todas escalas é inerentemente estocástico. Na escala neuronal, em particular, padrões de disparos altamente irregulares de atividade espontânea ou em resposta à apresentações de um mesmo estímulo tem sido observado em diferentes áreas corticais e diversos modelos estocásticos tem sido desenvolvidos para explicar/capturar essa variabilidade nos padrões de disparos. Nesse minicurso, o modelo estocástico considerado consiste em sistemas de cadeias interagentes com memória de alcance variável introduzidos recentemente por Galves e Löcherbach. Ao longo deste minicurso, discutiremos condições necessárias para existência, unicidade e sobrevivência desses sistemas. Além disso, seleção estatística de modelos para esses sistemas também será abordado. Noções fundamentais de cadeias estocásticas com memória de alcance variável serão brevemente apresentadas.
Elementos de Estatística Computacional
Este minicurso é parte do 5th Workshop on Probabilistic and Statistical Methods (5WPSM).
Professor: Francisco Cribari-Neto, UFPE, Brasil
Descrição. O presente minicurso abordará alguns tópicos de estatística computacional. Apresentaremos noções de programação em Ox, uma linguagem matricial de programação, e em R. Abordaremos também alguns algoritmos importantes que são comumente utilizados em computação científica. O método de Monte Carlo será apresentado e discutido. Ele será utilizado para avaliar desempenhos de estimadores pontuais e intervalares e também para a avaliação de integrais. Por fim, será apresentado o método de reamostragem bootstrap, com aplicação a correção de viés de estimadores, produção de intervalos de confiança e realização de testes de hipóteses.
Mais detalhes na página do 5WPSM
Programa Interinstitucional de Pós-graduação em Estatística (PIPGEs UFSCar e USP) |
|
![]() |
![]() ![]() |